quarta-feira, 24 de agosto de 2022

AS MINHAS MEMÓRIAS

"O TEMPO NUNCA APAGA

UMA MEMÓRIA BEM GUARDADA"

Silvério.


Sempre vivi o mês de Agosto

com elevadíssimo gosto.

Várias razões de sobejo,

me levam a considerar,

ser um mês de festejar

nem que seja p'lo teu beijo.


Mas recordando o Passado,

o tenho sempre lembrado

como meu mês favorito.

Gozar as "férias grandes"

e todos os seus garantes,

no mais elevado gabarito.

A ida à terra Natal,

prazer que não tinha igual,

viajando no "pouca-terra"...

A chegada a Gavião,

bem quente por ser Verão

e olhar a alta serra ...

Casa do avô e, no sobrado,

o que já tinha sonhado,

melancias de bom peso,

à espera da minha gulodice,

como o avô, então me disse,

já velhinho, ainda teso:

"Vem neto que as melancias

estão maduras como querias"

E, tudo o que queria, eu tinha

também em Sarnadinha,

onde passava alguns dias.

Ali, era a avó Conceição

a quem dava "ralação"

pelas minhas leviandades,

como a de ir à ribeira

em alegre brincadeira,

com cachopos de iguais idades..

Por vezes, era grande a demora

e aquela "santa senhora",

aflita, à minha procura...

Comer fruta ao sol quente,

não fazia bem ao ventre.

Lá vinha, a tal "soltura"...

Lavar os pés, antes da deita?

Tentava fugir mas dessa feita

nada havia a fazer.

Degustada a nossa ceia,

na quietude daquela aldeia,

vinha o suave adormecer.


Sempre assim, em dias a fio,

a vida, era um eterno desafio!

Sem comentários:

Enviar um comentário