quinta-feira, 17 de junho de 2021

QUADRAS AO SANTO ANTÓNIO

Não precisa ter um altar

o nosso Santo Antoninho

no meu coração pode ficar

fazer dele o seu cantinho.


Às moças casamenteiras

recomendo uma oração.

Rezem com boas maneiras

o Santo nunca diz não.


Leva o arco e o balão

salta depois a fogueira,

Nos velhos tempos d'então

era assim desta maneira.


O manjerico com quadra

faz parte da tradição.

A minha ainda se guarda

como boa recordação


Com o Menino ao colo

vemos o Santo António.

Porque será, nunca a solo?

Por temor ao Demónio?


Manjerico bem cheiroso

de regar e por ao luar,

dádiva de rapaz jeitoso

para com ela casar.


Santo António milagreiro

meu rico e bom santinho

aumenta o meu mealheiro

eu que sou tão pobrezinho.


Vou comprar um manjerico

ao meu amor o vou dar

e à noite no bailarico

faremos um lindo par.


Santo António dos milagres

também é casamenteiro.

Dizei que novas nos trazes

neste dia tão soalheiro?


De tsnta coisa boa

que a vida nos quis dar

Santo António de Lisboa

também vem abençoar.


Santo António e o Menino

vejam só que lindos são.

Jesus num desatino

e o frade esquece o sermão.


Nas quadras de quatro versos

uma que quero compor.

Renegar males dispersos

pensando só no amor. 


Sem comentários:

Enviar um comentário