terça-feira, 21 de abril de 2020

"QUADRASTANTAS"

Barriga a sentir fome
É um sinal de pobreza
Aquela que muito come
Tal não sente com certeza.

Ter a vida desgraçada
Sem saber qual o caminho?
Ser pobre é não ter nada
Nem um pouco de carinho.

Com Sol a fazer "pisca-pisca"
Tendo as nuvens de permeio
Qual o valente que arrisca
Dar o seu belo passeio?

Ter sido um importante
Com importância gorada
Faz-me crer que no instante
Veles pouco ou nada.

Na música sois maestros
Mas o gesto não é tudo
Apesar de muito dextros
Fazeis lembrar o "faz-tudo".

Uma essência de cravos
A perfumar nossas ruas,
Abafando os desagrados
Um vestir as almas nuas.

Todos se queixam por igual
Quem não fica afectado?
Só os ladrões de Portugal
Pelo que têm roubado.

Semeia e irás colher
O fruto do teu cansaço.
Também terás um bom comer.
Á fome morre o madraço.

Diziam, antigamente
Aquele que não "trabuca"
Mesmo tendo um bom dente
Decerto nada "manduca"

O tempo não vai de feição
Quero passear na rua
Libertar-me desta prisão
Poder contemplar a Lua.

É nas madrugadas
Quando o sono não vem
Que as tenho lembradas
Avó e a minha mãe.

Morte assim em rotina
Tão triste e vulgarizada?
A verdade nos ensina:
Não valemos mesmo nada.

Mártires do nosso País
Os que foram sem regresso
Em poesia simples quiz
Elogiá-los no verso

Sois campeões do gesto
Como forma de esconder
Pouco valho nada presto
Falo, sem nada dizer.

Mais uma crise a somar
A tantas que eu já vivi
Bem difíceis de suportar
Porque cedo assim nasci

No País dos "lambe-botas"
"Curvar a espinha" dá jeito
Quem tiver as contas tortas
As melhora no defeito.

Eu sou apenas como sou
E não sou como desejas
Do que tenho tudo te dou
Será pouco o que vejas?

Em cada estrela do céu
Mora um recém-nascido
Inocente que morreu
Sem a vida ter vivido

És o Antes e o Depois
O Presente e o Passado
Juntos estamos nós os dois
Neste amor não terminado.


Sem comentários:

Enviar um comentário