segunda-feira, 7 de novembro de 2011

COMO AGIR NA DESGRAÇA?

Construi a minha vida,
Com senso, peso e medida.
Na base dos meus proventos,
Nunca ultrapassei o limite
Que o orçamento permite;
Jamais, emiti culpas ou lamentos.

Julguei, após moderação e sacrifícios,
Viver a velhice com os obtidos benefícios,
Mas um tal ladrão, parece empenhado
Em destruir o meu sossego,
Na divulgação, que não é segredo,
De subtrair, parte do amealhado.

Qundo, forçado a incumprimento,
Como ultrapassar tal momento?
Liquidar quem tanto nos oprime?
Farto da vida, jogá-la fora?
Não! Porque ela é bem; não se ignora!
Também, sendo cristão, não cometo crime.

Me dizei então, senhores do Mundo:
Se a vós é devido, este poço sem fundo,
Como resolver a minha vida?
Quereis, os meus ossos enfraquecidos,
Ou o resto dos bens ainda esquecidos,
Se já vos dei, a carne tão sofrida?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário