segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

NATAL BEIRÃO

Por mim vivido, ao tempo,...

Imagino, a neve que cai
Levemente, como no verso,...
E o meu sonho não se esvai.
Quero retê-lo! Não disperso,

A ele, o Natal antigo.
O meu Natal de criança.
Nunca o senti perdido.
Vive comigo, em lembrança.

Cheiro intenso, o das filhós,
No momento das frituras.
Arte mestra de tantas avós,
As mais benditas criaturas!

E a ceia? Benza-nos Deus!
Tão nossa, mesmo remediada...
A família, com todos os seus...
Que bela tela, imaginada!

Tanta alegria! Tamanho regalo!
No conchego, vinha a bonomia,
Até à hora, da "missa do galo",
Imperdível, na  meia noite fria.

Encantamento prolongado;
Ver as chamas do madeiro,
A arder, ali no largo.
Assiste o povo, muito ordeiro.

Momento de várias conversas,
Naquele "aquecer do Menino".
As goelas, bem abertas,
Aguardente, no copinho.

A deita, tardia, sem sono,
Ao sobressalto fazendo juz
Pois no sapato, o seu dono,
Tinha a prenda de Jesus!

Bendita e infantil quimera
Me faz aflorar um suspiro.
Voltar atrás? Quem o dera,...
Nestas vivências que ora respiro!...

Sem comentários:

Enviar um comentário