quinta-feira, 5 de maio de 2011

DEFINIÇÕES - I.M.I.

IMPOSTO - MAIS - INJUSTO

Os impostos, são devidos
Para sustentar o Estado.
Uns, porém, mal compreendidos
Suscitam, natural desagrado.

Com esforço e muitos sacrifícios
Construí o desejado "ninho"
Renunciando a outros benefícios
Para atingir, sonho comezinho

Quem poderá comparar
Os juros cobrados aos pobres
Que "ontem" tivémos de pagar?
Hoje, a percentagem, é de "cobres"

Mas, cumpridas as obrigações
Me alberguei, em casa minha
Superando as contradições
Duma Constituição, mesquinha

E, aqui "bate o ponto":
Se é meu o que paguei
Sem ajudas nem desconto
Porque criaram, a nefasta Lei?

A tal, formatada em imposto
De nome simples: IMI
A causa do meu desgosto
E de muitos, por aí...

É como pagar a renda
De casa nossa, por direito!
Quem criou esta senda
Não tinha juízo perfeito!

Porque resolvi um problema:
"Ao Estado compete alojar"

Seria mais justo, o sistema,
De terem de me pagar!

E, ainda mais aferi
Será que alguém desconhece?
Por aquilo que ouvi
Nem se "abate", no IRS!

Sem comentários:

Enviar um comentário