quarta-feira, 31 de outubro de 2012

NA AUSÊNCIA...

A cumprir uma tradição
Vou ali, à minha aldeia.
Volto breve; e aqui estão
Hoje, "Quadras à Mão Cheia"!

És como vinho decantado
De boa cepa e colheita
Deixas-me embriagado
De vontade contrafeita.

Se fores ao mar tem cautela
Ao leme da tua traineira
Na onda que a leva a ela
Irás tu de igual maneira.

Em dia de chuva, cinzento
Fico em casa sossegado
Não calo o meu desalento
P'lo contratempo forçado.

Nada nem ninguém
Deve abusar do Poder
Porque se o mesmo detém
Lhe compete bem-fazer.

As mentiras dos políticos
Poderão ser avaliadas?
Não, em estudos analíticos
Quanto mais com tabuadas.

O nada fazer no tempo
Não é do meu Evangelho
Realizo bem a contento
Esquecendo que sou velho-

Como é possível viver
Sem vida programada?
De todo se desconhecer
Qual o valor da mesada?

Nasci pobre; remediei-me
À custa de muito esforço
Por acreditar condenei-me
A viver com pele e osso.

Vestir do bom e caro
Comer do que nos sobre
Conceito assaz raro
Visão de quem é pobre.

Retorno a Balneário Municipal
Refeições na "Sopa do Sidónio"
O "filme" passa em Portugal
Intérprete o cidadão anónimo.

Regressei à minha aldeia
Lá fui "lavar a alma"
Recordações à mão cheia
Numa paz que me acalma. 



Sem comentários:

Enviar um comentário